Tudo o que der na minha cabeça sobre toku, agora nesse blog!

Comando Estelar Flashman

Para inaugurar a seção, resolvi falar da série que eu mais gosto, os Flashman.

Meio mundo me diz que Changeman é melhor, mas acho que isso se deve a ele ter passado primeiro….

Igual Power Rangers, muitos preferem a primeira temporada. Apesar dela ser a mais fraca ,com mais desculpas esfarrapadas para as cenas americanas fazerem sentido com as japonesas…

Mas vamos falar de Flashman!

CHO SHIN SEI FLASHMAN!


Depois do mega sucesso, no fim da década de 80 aqui no Brasil, das séries Jaspion e Changeman, a Rede Manchete trouxe Flashman e Spielvan(Jaspion 2) que continuaram o sucesso e abriu portas para mais séries.

“UM DIA CINCO CRIANÇAS FORAM RAPTADAS DA TERRA E LEVADOS PARA OS CONFINS DO UNIVERSO… E APÓS VINTE ANOS, COMANDO ESTELAR. FLASHMAN!”

Essa é a frase que iniciava os episódios. Quase tão forte quando “Satan Goss tem o poder de infurecer os monstros e torná-los incontroláveis”.

Tudo começa quando o Cruzador Imperial Mess captura da Terra 5 crianças, através dos piratas espaciais, para fazer experiências com a mutação sintetizada. (e não sinterizada, viu Shaider da Globo?)

As cinco crianças: Din, Dan, Goh, Sara e Lu são salvas pelo povo do planeta Flash e acabam ficando por lá. Após serem treinados durante anos no Planeta Flash e em seus 4 satélites naturais, eles se tornam os Flashman e juram vingança ao Império Mess.

Ao saber que Mess planejava voltar à Terra, Din, o Redflash, reune os cinco e voltam para Terra, levando com eles a nave Star Condor e o Robo Flash King.

O império é composto pelo Monarca la Deus. O Dr. Keflen, que é o cientista que faz montros utilizando a mutação genética. Wandar, Nefer, e Gals as melhores mutações criadas pelo Doutor. E os soldados Zolos, que parecem formigas humanóides.

Eles passam a vencer todas as investidas do Império Mess, até que Kaura, líder dos piratas espaciais, chega com seu grupo na Terra.

Kaura, utilizando o monstro Za Sconder, consegue destruir o Flash King. Quando os Flashman estão para derrotar o monstro, este segura o robo e os dois explodem. Numa cena dramática, Flash King  sem um braço tomba. Za Sconder como tem o poder de se multiplicar, consegue sobreviver.

A partir daí os Flashman são forçados a vencer o Império Mess utilizando a inteligência apenas.

Alguns episódios passam. O Mess cria o monstro Za Jiraykar que planta minas no solo. Ao explodir, essas minas  acordam o giante caminhão Titan Flash.

Dentro dele está Barak, uma criação do Doutor Keflen, que foi traido pelo Império Mess.

Cem anos atrás, Barak lutou contra Deus Titan, o guerreiro do Planeta Flash, a pedido do Império. Mas tudo não passava de uma cilada, pois o império Mess tentou matar os dois. Deus Titan, que foi ferido gravemente, pede para Barak que guardasse o Titan Flash para os próximos guerreiros.

Barak então adormece dentro do Titan Flash e vai para Terra(não me perguntem por quê!).

 

No início, o Titan Flash está descontrolado, até que Barak acorda e o controla.

Da frente do Titan Flash sai o robô Titan Junior.

E a parte de trás, ao se juntar ao Titan Jr, cria o poderoso(e imenso) Gran Titan.

Os Flashman utilizam o Titan Flash até que o Flash King volta à ação, aumentando o poder bélico do grupo.

Doutor Tokimura, um cientista que teve uma criança levada pelos piratas espaciais cria uma máquina do tempo para voltar ao passado e descobrir quem levou seu filho. A energia usada pela máquina interfere nos poderes do Wandalo, a forma mais forte de Wandar, um os generais do Império Mess.

O império vai atrás do Doutor mas é salvo pelos Flashman. Ao saberem da história de Tokimura, os Flashman passam a desconfiar que um deles podem ser seu filho.

Os Flashman começam a sentir os sistomas do Anti-Flash. É uma rejeição que a Terra cria contra os habitantes do Planeta Flash. Eles deveriam sair da Terra em pouco tempo, pois essa rejeição podia os levar a morte.

Mesmo não tendo conseguido descobrir quem eram seus verdadeiros pais, os Flashman prometem que ficariam na Terra até que conseguissem vencer o Império Mess.

Doutor Tokimura consegue rapidamente voltar ao passado e descobre que seu filho era na verdade uma filha!(Sim, ele e sua esposa sofriam de amnésia parcial.)

A série começa a chegar no final, os inimigos vão acabando pouco a pouco. Enquanto o anti-flash está cada vez mais forte. Começa a contagem regressiva, Dr. Keflen passa a mutacionar seus próprios parceiros para conseguir monstros mais fortes.

Kaura e Din tem uma emocionante luta final, quando Kaura é finalmente derrotado.

Resta apenas Dr. Keflen, Monarca la Deus e Nefer e faltam apenas um dia de permanencia dos Flashman na Terra.

Eles conseguem entrar no Cruzador Imperial Mess. Descobre-se que o Dr. Keflen é na verdade um humano e Nefer é sua filha. Ele faz um propósta tentadora aos Flashman, que seria curá-los do anti-flash, assim poderiam viver na Terra e achar seus pais, em troca de não matá-lo.

Mas os Flashman não aceitam, devido ao ódio que eles sentiam pelo Império Mess. Din está prestes a liquidar o Dr. mas Nefer entra na frente e morre no lugar dele.

Os Flashman destróem o lugar e fogem. Dr. Keflen morre com a explosão da nave e eles conseguem sair do planeta a tempo. Infelizmente, Sara não tem tempo para ver seus pais pela última vez e todos voltam para o Planeta Flash, onde teriam que viver pro resto de suas vidas.

 

 

Considero a série muito superior aos Changeman. Ela trouxe um tema mais sério, sem sair da linha dos outros sentais. E teve um final decente (felizmente o Monarca La Deus não era um planeta gigante que engolia os outros!).  O final dramático, o tempo limitado e o esforço dos 5 heróis não é costumeiramente visto em sentais ou derivados americanos. Existem poucos episódios “enche linguiça”, a história consegue se manter interessante do começo ao fim.

Flashman foi marcado por muitas mudanças e quebrou vários paradigmas.  Foi a primeira série a ter um segundo robô gigante e ter um cockpit unico com todo mundo dentro. Teve a primeira derrota de um robô gigante, até então era o símbolo da invencibilidade dos sentais. Foi a primeira vez que o eyecatch não era feito com desenhos. A presença maior de efeitos e raios lasers(o gosto duvidoso para efeitos em Changeman desapareceu). Tudo isso contribuiu para que o sentai sucessor, Maskman, tivesse ainda mais mudanças positivas(e algumas cópias descaradas como um segundo robô caminhão).

Eu lembro que quando eu assisti, a 20 anos atrás, quando eu era pequeno, eu fiquei besta quando o Flash King foi pro saco, tinha o maior medão do Za Sconder… e não curtia muito o Titan Junior. Não,… mais medo dava o Wandalo com o poder de parar o tempo! Mó covardia… Ainda bem que ele não fazia isso na hora da bazuca(Cosmic Vulcan)!!

Flashman, assim como os outros tokusatsus da época tinham algumas piadas bestas, mas nada do nível de Rykendo… tenho pena das crianças de hoje em dia!

REFRAÇÃÃÃÃÃO FLASH! VISOR COMBATE.

PRISM FLASH! SET GOGGLE! (Purismu Furashu! Seto Gôguru!)

7 Respostas

  1. Nossa, artigo muito bem escrito!

    eu quase (disse QUASE) tive vontade de assistí-lo

    18/08/2009 às 7:11 PM

    • seixaokaura

      Pra você recomendo um Kamen Rider atual… (menos o hibiki, kiva, e o “G” que transforma com uma garrafa de vinho…..)… tipo 555, Blade, Kabuto.
      Pq até Flashman tem muito coisa que as pessoas normais torcem o nariz….
      (Precisa ver o episódio com o jogo de tênis overpower deles…)

      19/08/2009 às 7:55 PM

      • ou, depois me fala onde vc fez esse blog que eu vou tentar fazer um, se tiver com saco…

        27/08/2009 às 5:06 AM

      • seixaokaura

        no wordpress….

        —————–
        cuidado se vc estiver sem saco, não vai ter filhos…..

        27/08/2009 às 11:49 AM

  2. Pingback: É um começo « Frodo80's Blog

  3. frodo80

    finalmente eu fiz! vamos ver se eu consigo mante-lo…

    28/08/2009 às 12:27 AM

  4. Josemar

    e aí seixaokaura beleza.??? como vc diz tanto Flashman como Changeman são os melhores sentais ao lado de Jetman, mais minha preferencia é Changeman, porque.???
    ……….
    porque quando era criança assisti as 2 series e Flashman foi a primeira qdo aluguei VHS na locadora (naquele tempo não pegava TV MANCHETE na minha televisao) depois consegui assistir a maioria dos episodios das 2 series na casa do meu primo e gostava mais dos Changeman, agora cresci e fiz downloads de todos os episodios das 2 series e assisti todos e minha preferencia continua com os Changeman, porque.???
    ……….
    porque acho que nos episodios dos Changeman teve mais ação do que nos Flashman, em Flashman odiei o episodio do balao (horrivel).
    e os vilões dos Changeman pra mim tambem são melhores, é óbvio que Ahames era muito mais perversa do que Nefér e Super Giluke era mais maldoso do que o Dr Keflen, e o senhor Bazoo então, tinha todas as caracteristicas de um vilão chefão da equipe do mal, pois ele desde o inicio era impiedoso, malvado, sarcastico, etc… e qdo não estava satisfeito punia seus subalternos, nem Ahames e super Giluke escaparam de suas punições, bem diferente do monarca La Deus que parecia meio manso e deu a impressão de ser um vilão bonzinho pra seus subalternos em alguns episodios;
    só q agora vc diz; (felizmente o Monarca La Deus não era um planeta gigante que engolia os outros!).
    oh seixaokaura faz me o favor, de vc e essa gente que pensa que Bazoo é um planeta, de parar de pensar q é, será q vc não ouviu o Dragon falando naquela parte do ultimo episodio.??? Dragon fala: não pessoal, sr Bazoo não é um planeta e sim um imenso corpo do tamanho de um planeta.!!! isso significa q sr Bazoo era um ser vivo de tamanho colossal e monarca La deus não teria chance.
    …………..
    outra coisa q tambem era mais legal em changeman era os uniformes, pra mim era melhor do q dos Flashman, pois pra mim dos Flashman era meio feio.
    …………..
    as 2 series fizeram tanto sucesso q até hoje tem muitos que ainda amam as 2, mais tá dividido, muitos igual eu preferem Changeman e muitos igual a vc preferem Flashman, mais uma coisa os amantes das series tem em comum, seria bom se pudesse voltar naquele tempo ou reprisar as 2.

    30/10/2010 às 7:41 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s