Tudo o que der na minha cabeça sobre toku, agora nesse blog!

Sonic Riders

Olá caros leitores de meu humilde blog sobre games, tokusatsu e assuntos aleatórios…. Agora que Sonic the hedgehog 4 foi anunciado, as esperanças dos fãs da SEGA voltaram (outra vez) a existir. Mas os últimos títulos do porco-espinho mais rápido do mundo andaram decepcionando. A cada jogo novo anunciado, a SEGA prometia “retorno às raízes”, “trazer a velocidade de Sonic devolta” ou “voltar aos tempos de glória”. Infelizmente a péssima jogabilidade desses jogos levou tudo por água abaixo!

Sonic 4 aparenta ter realmente voltado à clássica jogabilidade. Resta agora esperamos seu lançamento para confirmar se a SEGA irá ou não cumprir sua promessa que ja está a alguns anos sem ser cumprida.

Mas não é por causa desse jogo que criei esse post. Em meio a tantos jogos ruins lançados ultimamente, existe um dos jogos que passou batido. Talvez, pela leva de jogos ruíns, ele acabou sendo subestimado e deixado de lado.

Estou falando de Sonic Riders.

SITE OFICIAL:  http://www2.sega.com/gamesite/sonicriders/

CRIAÇÃO

Há algum tempo atrás, a Nintendo criou Mario Kart, um jogo de corrida com trapaças utilizando ítens e características da própria série para deixar as corridas mais disputadas e divertidas. A Nintendo acabou criando um novo gênero, muitos jogos deste estilo com outros personagens saíram.

Com Sonic não podia ser diferente. Após jogos como Sonic Drift 1 e 2 para Game Gear, que eram mais focados em corridas comuns, a SEGA criou  Sonic R para Sega Saturn. Este era um jogo de corrida a pé e teve certo sucesso por ter sido o único jogo realmente novo do Sonic nste console.

Mais tarde, a SEGA pretendia criar um novo jogo de corrida do Sonic, mas sem se prender tanto às idéias anteriores, deixando um pouco esse “feeling” de Mario Kart, foi criado então Sonic Riders.

No lugar de karts ou corrida a pé, Sonic e sua turma usam pranchas flutuantes, as Extreme Gears.  Com elas, os personagens passam pelas pistas em altíssima velocidade, opdendo criar turbulência, onde os outros corredores podem pegar vácuo e ganhar bônus de velocidade.

JOGABILIDADE

As pranchas dividiram opiniões, alguns gostaram e muitos torceram o nariz, argumentando que se o Sonic era rápido, não faria sentido ele utilizar essas pranchas. Eu acho esse pensamento errado.

Sabe o motivo? É simples, não é porque um cozinheiro sabe fazer comida, que ele um dia não vá querer sair para jantar fora de casa. Ou, não é porque o Goku pode ficar super saiyajin, que ele vai ficar o dia todo em alerta, esperando para desviar a pedra que o Kuririn vai jogar na testa dele, quando ele estiver destraído, deitado em frente a um riacho(que referência hein?). É por isso que o Sonic tem o direito de usar uma prancha quando ele quiser. Não é porque ele corre bastante, que ele é obrigado a andar a pé enquanto os outros usam pranchas, carros, motos ou etc!

E tem outra, sendo Sonic o personagem mais rápido de seu universo, ele iria perder alguma corrida se o jogo fosse a pé? Iriam amarrar umas bolas de ferro no pescoço dele para ficar mais justo com os outros.

Usar pranchas, foi algo bem pensado, justo e quem sabe, elas são sejam até mais rápidas que o Sonic.

No jogo temos três tipos de personagens, assim como em Sonic Heroes. Os Speed, Fly e Power. Como o nome diz, Speed são os personagens que tem mais velocidade, eles podem acessar algumas áreas exclusivas, fazendo grind em alta velocidade  em alguns rails espalhados pelas pistas. Fly, são os personagens que voam e podem acessar cortes de caminho pelo alto das fases. E os Power, são os menos velozes, em compensação, podem desobstruir obstáculos que escondem passagens secretas. Cada tipo de personagem, dá uma vantagem diferente, o que proporciona mais níveis de customização no jogo.

As Extreme Gears possuem um sistema de Ar, que é o que fazem elas flutuarem. Quanto mais ar elas tem, mais rápido elas podem ir. Você pode dar um boost utlizando um pouco desse ar e para que ele não acabe, você deve fazer manobras aéreas e ganhar notas boas para repor. Caso você fique sem ar, o personagem é obrigado a correr até um dos pit stops espalhados pelos circuitos.

Durante as corridas, surgem partes onde o corredor é transportado de um canto para outro, durante esse tempo voce pode apertar os botões do controle para também repor o ar da prancha.

Esse boost serve também como ataque. Durante o boost, se você escosta num corredor que estiver na sua frente, você o acerta com um golpe e ele perde todas as suas argolas. Essas argolas você encontra pelas fases soltas ou em bolhas de ítem. Jutando essas argolas você pode evoluir o nível de sua prancha, melhorando a velocidade do boost e do seu ataque aos adversários.

Durante as curvas, você pode começar uma derrapagem para os lados. Ao final disto, dependendo do tempo que você derrapou, você ganha um boost. Por isso, as corridas são frenéticas, você está constantemente, manobrando para ganhar boost, passar pelos cortes de caminho, fazendo tricks no ar para ganhar ar para a prancha, recolhendo argolas e tentando se manter em primeiro.

Você realmente se sente dentro do jogo, porque é necessário se esforçar pra ganhar! Nos consoles, para encher o ar, enquanto o corredor e transportado, você tem que girar uma alavanca analógica, em todas as pistas. É suar a camisa mesmo!

Os ítens que você pode pegar nas bolhas, ajudam durante a corrida, mas não aparecem muito durante as corridas. Os mais comuns de aparecer são conjuntos de arola ou ar para a prancha. Ítens de invencibilidade ou velocidade são raros. Acho que a SEGA estava querendo focar na velocidade, tirando a dependência do jogador ter que conseguir ítens para ganhar.

Enquanto que nos Mario Karts, você está constantemente usando e pegando ítens, e depois que assume a lidenrança da corrida, fica rezando pra um casco azul não chegar até você, em Sonic Riders, se você fica em primeiro e você souber correr e usar as habilidades do seu personagem, você não ficará para trás.

Com tantos elementos novos, não fica claro por que esse jogo não fez tanto sucesso.

Um defeito que eu posso afirmar que ele tem é que derrapar nas curvas as vezes é um pouco difícil, mas com o tempo você vai acostumando. Outro fato é que ele não tem níveis de dificuldade. Já começa jogando você no meio da arena e gritando FIGHT! Talvez isso tenha afastado alguns jogadores mais casuais.

Seu modo história é bem curto, mesmo terminando com o time do Sonic e começando com o time dos Babylon Rogues.

Aliás, nem falei da história ainda!

ENREDO

Sonic, Tails e Knuckles estão em busca das Esmeraldas do Chaos em Metal City e acabam encontrando uma, quando surgem três corredores em suas pranchas voadoras e levam a esmeralda. Um deles cai e Sonic persegue os outros dois usando a prancha daquele que havia caído, mas não consegue os alcançar. Então Sonic descobre pelo corredor que caiu que eles são do povo da Babilônia. Eles estavam atrás das esmeraldas para restaurar sua terra natal.

Eles são os Babylon Rogues: Jet the Hawk, Wave the Swallow e Storm the Albatross. Neste mesmo instante, Dr. Eggman, vulgo Robotnik, anuncia um campeonato de Extreme Gears, dando como prêmio as restantes Esmeraldas do Chaos.

O grupo de Sonic e os Babylon Rogues resolvem participar do torneio. Enquanto isso, Tails começa a construir gears para os três usarem.

No termino do campeonato, Eggman rouba a esmeralda que faltava e com todas elas, faz ressurgir a Babilônia que estava enterrada no deserto. A cidade então começa a flutuar e Eggman entra na Babilônia paraa descobrir seus segredos.

Sonic e os outros vão atrás do doutor para impedí-lo.  Dentro da cidade, ocorre a última corrida e eles são obrigados a enfrentar o Guardião Babilônio.

JOGANDO COM UM AMIGO

Além do modo história e Free Race(onde você joga apenas uma corrida por vez), temos os modos de multiplayer. Você pode correr contra até 4 amigos formando ou não times. Também existe o modo de batalha, onde você e os oponentes ficam numa arena e vence quem derrotar mais inimigos, usando os ataques do modo de corrida.

Como Sonic Riders não foca em utilizar ítens durante as corridas, o que você pode usar no modo de batalha são seus próprios ataques. Ainda sim alguns upgrade aparecem como upgrade automático para o seu ataque ou defesa temporária. E todos os ataques são feitos em alta velocidade, então você sempre vê um tentando pegar o outro, num estilo meio “Tom e Jerry”.

CURIOSIDADE

Antes de Sonic Riders, a SEGA havia trabalhado com a Nintendo, desenvolvendo o jogo F-Zero GX, para gamecube.

Embora os departamentos da SEGA que desenvolveram F-Zero GX e Sonic Riders sejam diferentes, os jogos guardam uma certa semelhança. Posto aqui dois videos para que você mesmo faça a comparação.

F-ZERO GX

SONIC RIDERS

CONCLUÍNDO

Sonic Riders está longe de ser perfeito, mas também não é um “Shadow the Hedgehog”(este sim o pior jogo que eu ja joguei). Bons conceitos,  boas pistas e gráficos surpreendentes(principalmente a versão de PS2, por estar no nível do Gamecube e PC). Infelizmente a falta de seleção de dificuldade pode afastar jogadores casuais ou nintendistas que nasceram(e morrerão) jogando Mario Kart nas 50 cilindradas…

Eu vejo SR como um bom jogo e bem desafiador, até hoje ainda não consegui vencer a última corrida do time Babylon Rogues. Espero um dia ver o final do game!

Sei que existe o Sonic Riders 2: Zero Gravity, mas deixo esse pra outro review! Agora resta esperar por “Sonic 4” e “Sonic and SEGA All Star Racing”, este sim o verdadeiro clone de Mario Kart com o Sonic!

See ya!

ALL SYSTEMS… FULL POWÉÉÉR!!!!

Para não perder o costume, eu sempre posto algum video do Youtube…

Desta vez será o trailer do “Sonic Kart”

4 Respostas

  1. frodo80

    Sei la, eu ate gosto desse jogo, mas ele e tao dificil que me irrita… e MUITO

    14/02/2010 às 12:43 PM

    • seixaokaura

      Relaxa, se fosse muito fácil não teria graça…
      Tem gente q gosta de se matar pra conseguir jogar nos 150ccdo Mario,
      e fazer todos os cortes de caminho possíveis e abrir todos os extras.

      O bom do Sonic Riders é que já vem no dificil pra vc abrir tudo!
      Ou aprende a jogar ou pula fora! hehehe!

      E esqueceu que foi VOCE que terminou a primeira vez o Sonic Riders quando eu jogava?
      Pelo menos na história do Sonic.

      Eu perdi a data e quando comecei denovo terminei a história do Sonic e dos Babylon Rogues.

      Agora tenho que terminar umas missions pra abrir os secretos…
      Tem o Amigo do Samba de Amigo e até a Ulala.

      16/02/2010 às 7:29 PM

  2. Mateus

    Agora a SEGA acertou na mosca com esse Sonic Riders eles vão fazer sucesso pois é um jogo de corrida diferente dos outros eu tenho ele pra pc, roda com um pouco de lag pq meu pc ñ é tao bom mas temos q concordar em uma coisa q Sonic Riders é O JOGO!!!!!!!!:D

    11/07/2010 às 4:00 PM

  3. Mateus

    Agora a SEGA acertou na mosca com esse Sonic Riders eles vão fazer sucesso pois é um jogo de corrida diferente dos outros eu tenho ele pra pc, roda com um pouco de lag pq meu pc ñ é tao bom mas temos q concordar em uma coisa q Sonic Riders é O JOGO,e que JOGO!!!!!!!!:D

    11/07/2010 às 4:02 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s