Tudo o que der na minha cabeça sobre toku, agora nesse blog!

“Marquismo” nos games – PES ou FIFA?

Estava eu, hoje, vendo Globo Esporte, quando surgiu a matéria “Qual o melhor jogo de futebol? Pro Evolution Soccer ou Fifa?”. A matéria estava boa e realmente os pontos fortes dos dois jogos foram apontados, assim como seus defeitos.

De um lado PES, um jogo que desde que era chamado de Winning Eleven já é tradicional por aqui, principalmente por ser o jogo que mais é hackeado e pirateado por ano. Incrível como conheço pessoas que compram a versão pirata cópia do original, depois compra o mesmo jogo alterado para Copa do Brasil, depois o mesmo jogo alterado para Libertadores, depois o mesmo jogo alterado par qualquer outro campeonato! E no ano seguinte, volta a comprar o novo jogo e todas as suas modificações! Como esse jogo é adorado em terras tupiniquins! Dá-lhe bomba patch nele!

 

Do outro lado temos Fifa, um jogo de futebol que com o tempo foi ficando mais sofisticado, melhorando aos poucos e atualmente vem ganhando mais adeptos.

Sabe-se que hoje Fifa está bem mais realista e técnico, e que PES acabou ficando para trás, pois sua jogabilidade foge do natural e está meio “arcade”. Os jogadores quase não cançam, os dribles são de encher os olhos e dá pra fazer muita coisa “uau” dentro do campo.

Se for comparar com jogos de luta, Fifa está para Virtua Fighter, assim como PES está para Tekken.  Como sempre digo, Tekken é um jogo cheio de combos cinematográficos  e golpes mirabolantes, e Virtua Fighter é mais realista e técnico. Resultado, aqui no Brasil poucos gostam de jogar Virtua Fighter.

Exatamente isso acontece nos jogos de futebol. Muitos preferem PES por ser mais fantasioso.

PES 2010

 

Mas não é sempre assim.  Ao fim da matéria da Globo, quando perguntam a dois gamers qual jogo de futebol prefere um deles diz que gosta de PES porque é o que joga desde criança. O outro, diz que são 10 anos acompanhando PES e balança a cabeça(gesto de adoradores  de futebol fanáticos que eu particularmente odeio).

É aí onde eu queria chegar… o carinha diz que só joga PES porque joga a muito tempo. Significa que ele nem tentou jogar o jogo da concorrência porque gosta daquela marca de jogo.

Mas até onde se ater a apenas uma marca é benéfico para um jogador?

Às vezes as empresas lançam  novas franquias de jogos e eles vendem pouquíssimo, mesmo sendo bons jogos. Por quê?  Os jogadores estão tão vidrados em algum estilo de jogo ou marca que preferem não arriscar.

O fanatísmo a somente uma franquia de jogo acaba tirando do jogador maiores opções de jogos.

Para o garoto da reportagem, mesmo que o jogo que ele gosta estivesse um bela porcaria e o da concorrência estivesse muito melhor, ele não abandonaria sua marca só porque ele gosta da marca.

Acho que os gamers deveriam experimentar mais e se às marcas se apegar menos.

FIFA 10

 

Pelo menos eu costumo experimentar os jogos antes de descer a lenha. Foi assim que descobri muitas pérolas desconhecidas no mundo dos games.

E você, o que acha disso? Como você se define? Um gamer que se apega a marcas ou um gamer que gosta de novos desafios?

Pra finalizar, meu vídeo de sempre. Desta vez, é claro, o vídeo não poderia deixar de ser a matéria da Globo sobre os jogos de futebol:

Uma resposta

  1. OPAAAAA essa materia na globo esporte fio muito boa, apersar de eu jogar PES des quando eu nasci eu sei as diferença entre PES e FIFA

    PES: na maeteria o sergio falo “Muitos preferem PES por ser mais fantasioso”, gente o PES e arcade e muito facil vc pega a bola e faser gol

    FIFA: ja o FIFA e um simulador de futebol como na materia do globo esporte para quem quiser jogar um jogo onde ter paciênçia no toque de bola seu jogo e o FIFA

    MAS eu so PES XD

    12/12/2010 às 3:11 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s